Correio Jurídico

Impeachment de Bolsonaro e seus supostos crimes

Atualmente, atitudes histéricas do Presidente da República reforçam a teses pelo impedimento. Ataques contra a imprensa e Instituições Democráticas compõe a lista de vários outros problemas. Nesse sentido, esses fatos aumentam a pressão pelo impeachment de Jair Bolsonaro.

Bolsonaro segurando a Constituição do Brasil
Foto: Antonio Cruz – Agência Brasil

Antes de mais nada, publicamos uma matéria falando sobre o processo de Impeachment. Como funciona a lei de responsabilidade, seus ritos e processos. Além disso, listamos todos os crimes que possam remover políticos de seus cargos. Para ter acesso, clique aqui.

O fracasso no controle da pandemia, com mortes de pacientes causadas pela falta de oxigênio. A falta de organização para por em prática um bom plano nacional de vacinação. Esses são alguns dos vários problemas que atualmente o governo é acusado.

Dos pedidos de impeachment de Bolsonaro

Ao mesmo tempo, existem mais de 60 pedidos de abertura de processo contra JB. Entretanto, todos estão parados na gaveta do Presidente da Câmara dos Deputados. Nesse sentido, há a alegação de que ainda não há base para abertura de algum deles.

Entretanto, figuras importantes da sociedade, juristas e instituições dos mais variados tipos defendem o processo. Bem como, o mais recente documento protocolado por grupos cristãos que se colocaram contra o atual governo. O pedido é assinado por 380 pessoas de várias entidades, entre elas estão:

Os crimes que podem levar ao Impeachment de Bolsonaro

Portanto, para chegar até esta situação, a lista dos possíveis crimes cometidos pelo presidente são muitas. Alguns são:

Muito além da lei de responsabilidade

Por fim, além destes listados acima, Jair Bolsonaro é acusado de agir contra a proteção ao meio ambiente, não demarcar terras indígenas e paralisar a reforma agrária.

Por fim, além de crimes de responsabilidade, o Presidente da República também pode ter ferido o código penal com: