Esse erro é muito comum e não só entre os advogados iniciantes. Tendo em vista que peças grandes, geralmente, não são objetivas, devem ser evitadas para não cansar a leitura dos envolvidos, principalmente o Juiz.
Por isso, tente fazer peças com parágrafos curtos. Além de evitar um linguajar muito técnico e latinismos em excesso que mais atrapalham do que auxiliam o entendimento.
Quer aprender a fazer a PETIÇÃO INICIAL PERFEITA? Leia nosso artigo >>> CLIQUE AQUI
Confiar na memória ou papeis soltos costumam dar problema quase em 100% dos casos!
Por isso, invista em um software de gestão jurídica assim que seu escritório começar a ter um número razoável de processos, em torno de 15-20. Assim, saiba que existem inúmeros softwares jurídicos que podem te auxiliar no controle do escritório, alguns possuem períodos grátis de até um ano.
Assim, saiba que perder um prazo não é legal e pode trazer consequências sérias, inclusive com a responsabilização cível do advogado, pela perda da chance.
Quer conhecer uma ferramenta que vai te ajudar no dia a dia do seu escritório? Acesse https://processorapido.com/
Alguns advogados acham que podem seguir a carreira sem estabelecer contatos, sem fazer network, fechados dentro de seus escritórios, mas isso é um tremendo erro.
Procure sempre orientação com dos mais experientes, tendo em vista que muitos deles gostam de ajudar advogados iniciantes. Existem alguns conhecimentos que apenas o tempo traz, por isso é essencial se aliar a advogados com mais tempo de carreira.
Firme parcerias com profissionais de diversas áreas, troquem indicações de clientes e se coloque à disposição para cooperar. Para que você conheça esses profissionais, participe de grupos, frequente eventos jurídicos, esteja onde os bons estão, isso vai abrir muitas portas.
Como já dito anteriormente, a perda de um prazo é um “pecado mortal” para os advogados. Então, nunca deixe para fazer o prazo no último dia.
Imprevistos podem acontecer e seu cliente não vai entender. Se possível, tenha como base a notificação push e agende um dia para tratar o caso antes mesmo da publicação do prazo.
Firmar contrato de maneira verbal pode trazer grandes dores de cabeça, principalmente se for necessário comprovar o que foi dito em uma ação de cobrança.
E nós sabemos que cada caso faz diferença para advogados iniciantes. Assim, analise o caso e pormenorize tudo o que foi ajustado entre você e seu cliente num contrato para não haver desentendimentos futuros.
Depois de ler tudo isso, qual conselho você daria para quem está começando? Coloque nos comentários.
Deixe um comentário