Agora é possível pagar multa eleitoral com PIX ou cartão

Eleitores do RJ que possuem débitos pendentes junto à Justiça Eleitoral ganharão novas formas de resolver sua situação. Divulgadas na última terça-feira (21/09) as novas modalidades para pagar multa eleitoral através do PIX ou cartão de crédito. Saiba mais sobre essa novidade.

urna eletrônica de votação
Foto: Agência Brasil

Atualmente existem muitos cidadãos que possuem débitos pendentes com a Justiça Eleitoral, em especial aqueles que não comparecem às urnas durante alguma eleição. Bem como, um dos motivos que atrapalhavam as pessoas de resolverem sua situação era o fato de que o modo mais rápido para isso era disponível apenas para quem era cliente do Banco do Brasil. Contudo, agora quem não tem conta nessa instituição bancária poderá pagar sua multa eleitoral sem precisar deslocar-se e até uma agência.

Possibilidade de pagar multa eleitoral com PIX ou cartão

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou essa novidade que pode ajudar a regularizar a situação de muitos eleitores do estado: Os novos modos de pagar a multa eleitoral. Dessa forma, através do PIX ou cartão de crédito o cidadão poderá quitar suas pendências sem precisar sair de casa.

Toda essa novidade se dará através do PagTesouro, que é uma plataforma digital de recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional. Essa ferramenta funciona como uma Guia de Recolhimento à União (GRU) na versão digital.

Como vai funcionar?

Para pagar a multa eleitoral através do PIX ou cartão de crédito, o eleitor deverá acessar o canal de atendimento remoto do tribunal. Para ir direto até lá, clique aqui.

A partir disso, tanto pelo Título Net quanto pela consulta de débitos, caso o eleitor possua débito a ser quitado, o sistema disponibilizará, além da opção “Emitir GRU”, para impressão da GRU simples e pagamento exclusivo no Banco do Brasil, a opção “Pagar”.

Quem clicar na última opção, será direcionado para o fluxo de pagamento instantâneo via PIX ou cartão de crédito. Assim, basta seguir as orientações em tela para realizar o pagamento.

Quem optar pagar a multa eleitoral através do PIX, poderá escolher receber a chave de pagamento por meio de QR Code com validade de 24 horas. Além disso, poderá também copiar o código fornecido e colar no aplicativo bancário.

PIX PAGAR MULTA ELEITORAL
Foto: Agência Brasil

Já quem preferir pagar pelo cartão de crédito, deve estar ciente, antes de tudo, que será cobrada uma taxa de 2,99%. Bem como, nessa modalidade, o pagamento é intermediado pelas instituições PIC PAY ou Mercado Pago.

Por fim, ressalta-se que a baixa do débito ocorrerá no sistema da Justiça Eleitoral no prazo de até 48 horas do recolhimento.

Outras informações

Vale lembrar que continua disponível no site do TRE-RJ a emissão de GRU simples para pagamento de multa no Banco do Brasil. Contudo, o tribunal informou que ainda não será possível pagar através do PIX ou cartão de crédito a multa decorrente do alistamento eleitoral tardio.

Ademais, devido a essa novidade o TRE-RJ amplia sua lista de opções de serviços virtuais ao eleitor. Esse campo de possibilidades já contém:

  • Emissão de título;
  • Alteração de dados cadastrais;
  • Emissão de certidões pela internet ou pelo aplicativo e-Título.

Com informações de TRE-RJ

NotíciasBurocraciaEleiçãoJustiça EleitoralMultasRio de JaneiroTRE-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você
Correio Jurídico © 2023 - Todos os direitos reservados