Este mês de maio marca o começo do caminho para o ENEM 2021. Os pedidos de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio começam a partir do dia 17.
O ENEM é uma das principais provas do país. Ele é o mais importante meio de entrada para estudantes ingressarem em universidades públicas do Brasil.
Dessa forma, os primeiros caminhos para a edição desse ano já estão sendo dados: A partir do dia 17/05, começam os pedidos para isenção do exame.
Dos requisitos para garantir o benefício:
Quem desejar solicitar a isenção da taxa do exame, deverá realizar esse processo na Página do Participante a partir do dia 17 de junho.
Além disso, esta data também é o começo do prazo para justificar a ausência na edição anterior do exame.
Isso porque quem conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 mas faltou nos dois dias de prova da edição, deverá justificar a ausência para estar apto a solicitar a isenção do exame deste ano ano.
Sendo assim, para realizar essa defesa, deve-se informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento.
Contudo, vale lembrar que é preciso que os dados informados estejam iguais aos que constam na Receita Federal, para não causar algum tipo de conflito.
Esta é a primeira vez que o INEP publica um edital de isenção separado do de inscrição.
O objetivo desta mudança é reforçar para os participantes as novas regras, onde realizar a solicitação de isenção ou fazer a justificativa não garante a inscrição.
Portanto, deve-se, isentos ou não, realizar a inscrição na Página do Participante, tendo como referência o edital específico, ainda a ser publicado.
Fontes: Ministério da Educação
Deixe um comentário