Famílias em situação de pobreza e extrema pobreza podem receber o Bolsa Família. O programa surgiu no intuito de garantir às famílias o direito de acesso à alimentação, educação e saúde.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda. O governo criou esse programa visando as famílias de pobreza ou extrema pobreza no Brasil. Dessa forma, busca-se a superação da situação de vulnerabilidade e pobreza.
O benefício é de outubro de 2003 e unificou outros programas sociais. Convertendo-se em lei no ano seguinte.
As condições para conseguir o Bolsa Família são:
Para saber a renda mensal por pessoa da família, basta somar todos os rendimentos e salários da família. Após isso, divida pelo número de pessoas. Mas atenção: isso vale só para todos que residam na mesma casa.
Primeiramente, para ter acesso ao programa, é preciso inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, é necessária atualização dos dados há cada dois anos.
Mas atenção: vale lembrar que mesmo cadastrado, não há a certeza do imediato pagamento do benefício. Pois o Ministério da Cidadania, a cada mês, seleciona as famílias que serão incluídas para receber o benefício. Essa escolha é feita de maneira automatizada.
Diante disso, se quiser saber se foi incluído no programa, clique aqui e confira a lista de famílias beneficiadas. Bem como, procure por um responsável pelo Bolsa Família na prefeitura de sua cidade.
Atualmente, o recebimento do benefício pode ser feito através de qualquer agência da Caixa. Além disso, há também as opções de terminais de autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui.
O pagamento é feito para as famílias conforme o final do seu NIS (Número de Identificação Social). Ele é gerado assim que realizada a inscrição no CAD Único. Diante disso, veja qual dia será feito o pagamento em cada mês de 2021:
A princípio, quem está trabalhando pode receber o Bolsa Família. Entretanto, é preciso estar conforme as regras de renda.
Além disso, a família tem no máximo 90 dias para sacar. Porém, devido a pandemia, o período ficou até a duração do Estado de Calamidade Pública.
Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Cidadania clicando aqui.
Deixe um comentário