Visando acelerar o processo de imunização contra a Covid-19, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) autorizou farmacêuticos a aplicarem as vacinas contra Covid. Contudo, existem ressalvas. Saiba mais a seguir.
Primeiramente, saiba mais sobre o que tem sido feito pra tentar acelerar a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Conheça o projeto que estabelece a imunização nos fins de semana. Clique aqui e tenha acesso.
Atualmente, a pandemia ainda faz milhares de vítimas pelo mundo inteiro, principalmente no Brasil.
Ao mesmo tempo, um dos maiores objetivos de todos envolvidos com a saúde no Brasil é aumentar a capacidade do país de vacinar sua população.
Nesse sentido, o CFC publicou no Diário Oficial da União da última terça-feira (04/05), uma portaria que autoriza farmacêuticos a aplicarem as vacinas contra Covid-19.
Portanto, esses profissionais podem participar da campanha nacional de vacinação realizada por órgãos públicas ou privadas.
Contudo, de acordo com a portaria, a medida vale apenas para aqueles com habilidade em aplicação de injetáveis inscritos no conselho.
O que é o caso do farmacêutico Raphael Alves, que trabalha e mora na Cidade do Rio de Janeiro. O carioca não vê a hora de poder ajudar na aplicação das doses:
“Eu ainda não sei como será feita essa convocação, mas estou pronto, apto e disposto a trabalhar nisso. Foi pra isso que estudei e me preparei. Fico muito feliz e na expectativa de poder ajudar nessa campanha imunizando as pessoas”.
Por fim, vale lembrar que a decisão leva em conta o pedido da OMS para que os países redobrem as ações contra a pandemia do novo coronavírus.
Portanto, visa atender a necessidade de ampliação de postos de vacinação contra a covid-19 em todo o país.
Fontes: Portal Imprensa Nacional – Governo Federal
Deixe um comentário