Um benefício importante que garante à pessoa idosa acesso gratuito ou com descontos em transporte público. Saiba quais são os requisitos e o que fazer para obter a carteira do idoso.
No Brasil a expectativa de vida tem crescido de forma agradável. Segundo o Banco Mundial, atualmente, estamos em cerca de 76 anos.
Isso, por exemplo, é um número melhor que o do México, que está com um ano a menos.
Nesse sentido, as políticas para as pessoas idosas também avançaram, visando tornar a vida desse setor da sociedade mais fácil, igual, justa e inclusa.
Diante disso, a carteira do idoso é mais um dos benefícios voltados ao público mais velho do país.
Ela serve como comprovação para que se tenha acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo). Ou então, desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.
Vale lembrar que a carteira possui QRcode ou código alfanumérico para validação do documento.
Tem direito ao benefício pessoas idosas (a partir de 60 anos), com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Além disso, quem tiver interesse na carteira do idoso, deve estar cadastrado no CAD Único do Governo Federal, tendo seu número de NIS.
Contudo, caso não tenha NIS e nem forneceu suas informações para o CAD Único, temos uma matéria explicando tudo o que você precisa fazer para conseguir isso. Clique aqui e tenha acesso.
Resolvida a situação de cadastro e requisitos, você mesmo (a) poderá emitir o documento.
Para isso, acesse o site do Ministério da Cidadania e selecione a opção “carteira do idoso”. Ou então, clique aqui e vá direto até lá.
Atenção: Será preciso criar um breve login no site do Governo. Após isso, emita sua carteira e aproveite seu benefício.
Por fim, ressalta-se que o prazo entre o cadastro no CAD Único e a emissão da carteira poderá ser de até 45 (quarenta e cinco) dias, sendo um serviço gratuito para o cidadão.
Fontes: Ministério da Cidadania
Deixe um comentário