Saque aniversário 2021 é liberado pela Caixa

O saque aniversário do FGTS foi liberado pela Caixa Econômica Federal. Segundo o banco, 9,7 milhões de pessoas serão beneficiados com a ação. Os trabalhadores poderão sacar os valores de acordo com o calendário de pagamentos.

Sendo uma nova opção oferecida ao trabalhador, o saque aniversário é uma nova opção do sistema de saque por rescisão do contrato de trabalho. Ele permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário, conforme liberação.

seguro desemprego carteira de trabalho e dinheiro
Foto: Wesley Almeida

Diante disso, não será todo o saldo da conta, mas de um percentual. Essa proporção varia conforme o valor disponível. Por exemplo: em contas com até R$ 500 terão 50% do saldo liberado para saque. Entretanto, quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá retirar ao ano.

Pagamento do saque aniversário

O prazo para a retirada do dinheiro começa no primeiro dia útil do mês de aniversário e vai até o último dia útil do segundo mês seguinte. Veja conforme o calendário abaixo:

calendário saque-aniversário
Calendário de pagamento do saque aniversário – Reprodução

Entretanto, em caso de ausência do saque até a data limite, o valor voltará para a conta FGTS do trabalhador.

Além disso, é importante lembrar que, mesmo com as datas preestabelecidas, é preciso conferir o funcionamento das agências da Caixa no dia em que pretende sacar o dinheiro. Em 31 de dezembro, por exemplo, os bancos não abrem, e a retirada do benefício só estará disponível pelo aplicativo do FGTS.

Outras questões sobre o benefício

Vale lembrar que desempregados também possuem direito ao saque aniversário, desde que tenha saldo a ser sacado.

Além disso, em caso de demissão sem justa causa, o acesso às quantias fica proibido por um período de dois anos.

Por fim, quem possuir conta ativa na Caixa, pode realizar a mudança sem sair de casa. Nesse sentido, basta acessar o Internet Banking ou via aplicativo Caixa, na opção “FGTS e INSS”, seguida por “Saque-aniversário FGTS”.

Para mais informações sobre o benefício, acesse fgts.caixa.gov.br.

DicasNotíciasBenefícioFGTSRendaTrabalhador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você
Correio Jurídico © 2023 - Todos os direitos reservados