Mudanças na tarifa social de energia elétrica em 2021

Na última quarta-feira (30/07) o Senado aprovou um projeto de lei que facilita o acesso de famílias inscritas no CAD Único à tarifa social de energia elétrica em 2021. Fique por dentro.

tarifa social 2021
Foto: Agência Brasil

Primeiramente, entenda melhor sobre o CAD Único. Temos uma matéria para que você se informe sobre essa questão. Clique aqui e tenha acesso.

Bem como, entenda como funciona o benefício da tarifa social de energia elétrica agora, em 2021, antes da aprovação desse projeto em discussão. Clique aqui e saiba!

Atualmente, quem tiver interesse em ter acesso ao benefício da tarifa social de energia elétrica deve procurar as concessionarias para realizar a solicitação.

Entretanto, há um problema em relação à isso, pois esse processo acaba afastando muita gente.

Dessa forma, muitas pessoas que possuem direito ao desconto acabam não obtendo por falta de informação, muitas vezes.

Inclusão automática de famílias na tarifa social de energia em 2021

Diante disso, o Congresso Nacional tem trabalhado em torno do PL 1.106/2020, tendo objetivo de incluir, de forma automática, as famílias inscritas no CAD Único para quem recebam o desconto na conta de energia.

O texto muda a lei 12.212 de 2010, que atualmente é quem regula essa questão.

O autor, deputado André Ferreira (PSC – PE), ressalta como o projeto é importante, pois famílias com direito garantido ao desconto acabam deixando de obtê-lo por falta de informação.

Já o relator do texto no senado, Zequinha Marinho (PSC – PA), vai além e ressalta que outros fatores também contribuem para a falta de acesso à tarifa social:

“Ainda que o consumidor seja comunicado sobre seu direito à tarifa, e mesmo sendo orientado de como requisitar o benefício, devemos reconhecer que a baixa escolaridade pode comprometer a correta compreensão das informações passadas pelos órgãos públicos e pelas distribuidoras de energia elétrica”.

Outras informações

O senado aprovou também uma emenda que estende esse benefício a quem reside em casas de empreendimentos habitacionais de interesse social.

Além disso, essa extensão chega aos beneficiários dos programas Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde Amarela.

Portanto, por causa dessa emenda, o projeto, que é original da Câmara, voltará à casa para ser apreciado pelos deputados.

Por fim, saiba mais sobre o projeto de lei clicando aqui.

Com informações de Agência Senado

NotíciasBenefícioCâmara FederalCongressoDireitosHabitaçãoLeisRendaSenado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você
Correio Jurídico © 2024 - Todos os direitos reservados