Uma ação internacional tem chegado com força no Brasil. O passaporte da vacina tem sido uma das formas que cidades do país encontram para ajudar no combate à pandemia, bem como, estimular um número maior da população imunizada. Fique por dentro de tudo.
Com o avanço da vacinação mas ainda tendo a ameaça da variante Delta, o país mira uma retomada economia da forma mais segura possível. Dessa forma, o passaporte da vacinação tem sido uma ferramenta da qual muitos municípios tem utilizado. Entre eles, estão as duas maiores cidades do Brasil que pretendem colocar essa ação em prática.
Na cidade de São Paulo a medida vale para eventos com mais de 500 pessoas. Dessa forma, na entrada dos locais, o público deve apresentar um comprovante de vacinação para obter acesso. É preciso que, pelo menos, se tenha tomado uma dose do imunizante contra a Covid-19. Vale lembrar que na capital paulista, no momento, essa exigência ainda é opcional nos demais estabelecimentos.0
Todavia, alguns outros municípios podem adotar medidas mais rigorosas, como é o caso de Guarulhos, segundo maior município paulista. Lá, o passaporte da vacina é exigido para entrar em restaurantes, lanchonetes, academias, museus, cinemas, teatros e shows com público sentado.
Já o segundo maior município do país, o Rio de Janeiro, divulgou que irá começar com essa exigência a partir do dia 15/09.
Diante disso, a expectativa é que não demore muito para que a maior parte do país já tenha tomado essa medida. Assim, fique atento as determinações específicas da sua cidade ou estado.
O principal, rápido e importante documento para isso é o comprovante que o cidadão ganha após vacinar-se. Mas há outras formas e conseguir um passaporte da vacina, como através do aplicativo do SUS, o “Conecte SUS”.
Instale o aplicativo em seu celular ou então acesse o site clicando aqui. A seguir, faça o cadastro e abra o certificado de vacinação na opção “vacinas”. A partir disso, será gerado um QR Code que confirmará a veracidade do documento. Além disso, se preferir, também é possível emitir esse certificado em inglês ou espanhol, para o caso de viagens, visto que muitos países já aderem ao passaporte da vacina.
Por fim, vale lembrar que alguns eventos podem adotar critérios ainda mais rígidos, como realização de testes rápidos na entrada dos locais.
Deixe um comentário