O crescimento de fraudes online no cartão de crédito

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a fazer suas compras básicas através da internet. Com isso, as fraudes no cartão de crédito e débito cresceram. Saiba como isso acontece e como evitar esse problema.

fraudes cartão
Foto: Pexels

Dados da Senacon, órgão do Ministério da Justiça e Segurança, apontam que as reclamações de cobranças ou saques não reconhecidos aumentaram 111,8% de março a julho de 2020, comparadas ao mesmo período de 2019.

De acordo com a ABECs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no último trimestre de 2020, a cada três transações com cartão de crédito, uma foi não presencial.

Entretanto, segundo o estudo da VISA, o Brasil é o segundo país da América Latina com mais fraudes no cartão em compras online, ficando apenas atrás do México.

A mais comum das fraudes, é a clonagem nas compras online, em que os criminosos conseguem acesso aos dados da compra e do cliente. Há casos em que as próprias lojas e bancos bloqueiam a compra, mas isso nem sempre acontece.

Mas como se proteger de fraudes no seu cartão?

Uma das dicas mais básicas é não perder de vista seu cartão, para não correr o risco de alguém copiar os dados e fazer compras em seu nome.

Além disso, sempre cheque sua fatura, seja ela online ou física. Opte também por receber alerta de transações e, se caso haja irregularidade, como uma compra desconhecida, entre em contato com sua operadora de cartão e inicie os procedimentos necessários.

Fique atento também a links enviados por redes sociais e aplicativos de mensagens. 40% das transações fraudulentas são baseadas no envio de cupons, vale-descontos e reembolsos falsos.

Suspeite de e-mails e ligações de pessoas que se dizem atendentes do banco solicitando dados pessoais ou do seu cartão de crédito. Atenção, pois esse tipo de golpe está ficando cada vez mais comum.

Desconfie e entre em contato com a central de atendimento que aparece no verso do seu cartão.

Caso passe algum tempo sem utilizar seu cartão, efetue o bloqueio temporário. A maioria das empresas permitem bloquear o cartão facilmente pelo aplicativo para celular. Em outros casos, ligue na central de atendimento.

Por fim, utilize um cartão virtual para fazer suas compras online. Esse recurso é muito interessante pois permite que você gere um cartão que seja utilizado somente para uma compra determinada, seja ela online ou por telefone. Dessa forma, você evita inserir os dados de seu cartão físico em ambientes virtuais. Gera-se o cartão virtual pelo aplicativo do seu banco e não há cobrança de taxa.

Covid-19DicasNotíciasCartãoCovid-19DireitosDireitos do ConsumidorFinanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você
Correio Jurídico © 2024 - Todos os direitos reservados