Aumentam os casos de violência contra idosos

Nesta terça-feira (15/06) é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra Idosos. Sendo assim, é importante analisar o quadro desta situação no Brasil, que só piorou devido a pandemia.

violência contra idosos
Foto: Pexels

Tendo origem na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2006, o 15/06 tem como objetivo que o mundo inteiro manifeste seu repúdio e tenha ações contra os abusos e violência sofridos pelos idosos.

Violência contra o idosos no Brasil e pandemia

Sendo uma questão bem delicada, o Brasil já tinha números que apontavam a necessidade de uma atenção maior para essa situação.

Contudo, durante a pandemia de Covid-19, os casos subiram e essa realidade tornou-se ainda mais grave.

O Disque 100 é um recurso importante para realizar denúncias contra violação dos direitos humanos e esta sob comando do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH).

Segundo dados do órgão, só no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 33,6 mil denúncias de violação de direitos dos idosos.

Já ao longo de 2020, foram 48,5 mil casos. Portanto, no ano passado, entre março e junho (início da pandemia), houve crescimento de 59% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Assim, a explicação para isso pode ser que esses idosos fiquem mais em casa com seus agressores. Além disso, deve haver um aumento no acesso a informação e que façam essas vítimas criarem coragem em denunciar esses maus-tratos.

Ações

Olhando pra essa situação, o MMFDH lançou a campanha “Fortalecendo as redes de proteção de direitos”. Sendo uma ação nacional para combater e alertar sobre a violência contra os idosos.

Nesse ínterim, O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, explicou o mérito da campanha:

“O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência”.

Além disso, o Ministério também lançou uma cartilha contendo orientações sobre como identificar e denunciar maus-tratos contra a pessoa idosa. Clique aqui e tenha acesso.

Denúncias

Do mesmo modo, existem diversos canais para realizar as denúncias:

  • Disque 100;
  • Aplicativo de Direitos Humanos;
  • WhatsApp do MMFDH (61) 99656-5008);
  • Delegacias de Proteção ao Idoso. Ou então, delegacias comuns caso sua região não tenha especializadas;
  • O site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (clique aqui e tenha acesso);
  • Conselhos Estaduais ou Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa;
  • Ministério Público.

Bem como, para casos mais urgentes, acione o 190 da Polícia Militar ou, se for o caso, 192 para solicitar socorro médico.

Projetos de Lei

No Congresso, os políticos do Brasil também estão tentando enfrentar essa grave situação.

Alguns projetos buscam mais rigor nas punições para quem faz maus-tratos aos idosos.

Dessa forma, uma dessas pautas, de autor do Senador Helio Lopes (PSL-RJ), aumenta a pena do crime de exposição a perigo da saúde e da integridade física ou psíquica do idoso.

Outras informações

Por fim, saiba mais sobre um importante benefício para os idosos no Brasil! Clique aqui e conheça tudo sobre a Carteira do Idoso.

NotíciasDireitosDireitos do IdosoLeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você
Correio Jurídico © 2024 - Todos os direitos reservados