Na última terça-feira (11/02), ficou decidido que a partir de agosto, os trabalhadores poderão usar recursos do FGTS para abater prestações de imóveis financiados pelo SFI. Entenda melhor a seguir.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um programa criado tendo objetivo de proteger o trabalhador.
Sua aplicação está numa conta vinculada ao contrato de trabalho, bem como, no início de cada mês, os patrões depositam nela o valor de 8% do salário de cada funcionário.
Esses valores em conta pertencem aos trabalhadores, que em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
Uma das formas de utilizar esses recursos, é através do financiamento de imóveis. E nessa semana, essa questão ganhou mais uma opção.
Agora, os trabalhadores poderão usar os recursos do FGTS para abater prestações do primeiro imóvel financiado com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
Essa decisão foi aprovada na última terça (11/05) pelo Conselho Curador do FGTS e entra em vigor nos próximos 90 dias.
Esse período é para que as instituições da área se adaptem. E além disso, foram impostas algumas condições como:
O uso do FGTS para quitar parte de financiamento imobiliário era, até então, restrito ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Dessa forma, era possível o financiamento de unidades em até R$1,5 milhões. Contudo, tem seus juros limitados a 12% ao ano e em parte custeado com recursos da caderneta de poupança.
Com a extensão de permissão para o SFI, não há limites de juros. Ademais, e tem como principal fonte de recursos grandes investidores empresariais, como bancos comerciais e bancos de investimento.
Na mesma reunião que agraciou o SFI, o Conselho curados do FGTS também alterou regras de portabilidade dos contratos. Assim, fica permitido a mudança de financiamentos para bancos com juros menores.
O Conselho também definiu que os juros dos novos financiamentos após a migração de bancos não poderão ser inferiores a 6% ao ano, rendimento atual do FGTS.
Por fim, quer saber melhor sobre o julgamento no STF que pode definir novos rendimentos no FGTS? Esse tema está dando o que falar e muitos acreditam que isso pode render uma bolada para cada trabalhador!
Temos uma matéria explicando todos os detalhes sobre isso. Clique aqui e tenha acesso!
Deixe um comentário