O 13º do Bolsa Família: os motivos do seu fim

A princípio e formalmente conhecido como Abono Natalino, o benefício é uma extensão do programa Bolsa Família (conhecido popularmente como o “13º do Bolsa Família“). Diante disso, o abono trouxe esperança para muitos durante a pandemia.

O 13º do Bolsa Família é um benefício vinculado ao Programa. Com isso, seu objetivo é fazer um pagamento extra. O valor depositado é o mesmo da parcela de dezembro do ano vigente a que a família tem direito. Por exemplo:

Se foi recebido R$89 do benefício do mês de dezembro, outro pagamento será feito no mesmo valor. É como um 13º salário, só que integral. Portanto, independente de quantos meses recebeu-se o Bolsa Família no respectivo ano, o valor não se altera no abono. Além disso, o pagamento será conforme calendário decidido pelo Governo Federal.

Cartão do Bolsa Família
Foto: Agência Senado/ Reprodução

Este programa foi idealizado e pago no ano de 2019. Isso gerou muita esperança de que o mesmo acontecesse no ano seguinte. Ainda mais devido a crise financeira gerada pela pandemia do Corona Vírus, seria um pequeno alívio para as famílias mais pobres e também, mais afetadas. Entretanto, não foi bem isso o que aconteceu.

O interesse político no 13º do Bolsa Família

A princípio, os depósitos não ocorreram pois o governo culpou a falta de espaço no orçamento. Além disso, o pagamento do auxílio emergencial também fez parte das desculpas.

Uma promessa de campanha do Presidente Jair Bolsonaro, o Abono do Bolsa Família surgiu através de Medida Provisória em 2019. Entretanto, a intenção era que o isso acontecesse apenas uma vez naquele ano em questão. Portanto, a medida seria apenas uma forma de cumprir a promessa eleitoral.

No entanto, a oposição planejava estender este benefício e torná-lo permanente. Mas, diante dessa questão, o Governo Federal se articulou para que isso não acontecesse, fazendo a MP perder a força. Com isso, a liberação do Abono dependerá da aprovação de um projeto pelo Congresso Nacional.

Por fim, quer saber mais sobre o Bolsa Família? Como saber se tem direitos e o que é preciso para se inscrever no programa? Com base nisso, criamos uma matéria explicando todos esses pontos. Para acessá-la, clique aqui.

DicasNotíciasBenefícioBolsa FamíliaPolíticaRenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você
Correio Jurídico © 2024 - Todos os direitos reservados